Política

Relator do Orçamento de 2023 diz apoiar Auxílio Brasil fora do teto de gastos

Marcelo Castro afirma que não sabe sobre reação do governo

Por Da Redação
Ás

Relator do Orçamento de 2023 diz apoiar Auxílio Brasil fora do teto de gastos

Foto: Agência Senado

O relator-geral do Orçamento da União de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), afirmou na última quarta-feira (4), em sessão, ser favorável à retirada dos recursos do Auxílio Brasil do teto de gastos. Ele informou, porém, ainda não saber como o governo vai agir ao enviar a proposta orçamentária para o Congresso Nacional.

“A gente ouve informação de um lado. Ouve informação de outro, de que o governo iria propor excluir isso do teto de gastos. Não sabemos se isso se efetivará ou não. […] Eu seria favorável [a tirar o Auxílio Brasil do teto de gastos]”, disse Castro.

“Eu acho que aquilo que é necessário ao país, do ponto de vista de investimento, de geração de emprego e, sobretudo, de proteção social, você imagina a quantidade de pessoas que nós temos desempregadas no país, a quantidade de pessoas que nós temos em subempregos, com a renda que caiu astronomicamente durante a pandemia, em uma hora dessas você precisa definir prioridades, e a prioridade nossa no momento pós-pandemia, sem nenhuma dúvida, é salvar vidas, é dar dignidade às pessoas e, nós não fugir a essa responsabilidade”, completou.

Além disso, ele indicou que os parlamentares devem continuar com a política de apenas corrigir o salário mínimo de acordo com a inflação. “Desde o período do Fernando Henrique Cardoso que o salário mínimo no Brasil vem se valorizando, vem tendo ganho real. Daí para cá, a gente vem mantendo o salário mínimo, corrigido pela inflação, mas sem ganho real. No momento é até compreensível, dada a dificuldade fiscal que o país está passando. Nós temos que ser muito criteriosos, muito cuidadosos para que os recursos públicos sejam bem aplicados”, afirmou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário