Política

Fux diz que, em países com restrições à imprensa, democracia é uma mentira

A crítica do ministro foi direcionada a proposta de regulação da mídia pautada pelo ex-presidente Lula

Por Da Redação
Ás

Fux diz que, em países com restrições à imprensa, democracia é uma mentira

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, defendeu nesta quinta-feira (5) a liberdade de imprensa e afirmou que nos países onde há restrições à atividade de jornalistas, a democracia é uma mentira.

A fala ocorreu no lançamento da mostra "Liberdade & Imprensa: o papel do jornalismo na democracia brasileira", realizada em parceria com a Associação Nacional de Jornais (ANJ).

“No país onde a imprensa não é livre, um país onde a imprensa é intimidada, onde a imprensa é amordaçada, no país onde a imprensa é regulada, sendo a imprensa um dos pilares da democracia, neste país com tantas restrições à liberdade de imprensa, a democracia é uma mentira e a Constituição é mero papel", disse Fux.

A crítica do ministro foi direcionada a proposta de regulação da mídia que vem sendo defendida pelo pré-candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-presidente tem se manifestado, durante realização de agendas de pré-campanha, sobre a regulamentação da mídia para "adequar as necessidades da sociedade" e combater a "indústria da fake news".

Em nota divulgada pela CNN Brasil, a assessoria de Lula afirma que “ele defende uma discussão no Congresso sobre a atualização da lei de regulação dos meios eletrônicos de comunicação, cuja legislação no país data da década de 1960. Nos moldes da regulação inglesa, alemã ou americana”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário