Relatora da CPMI solicita investigação sobre post no Instagram da PRF pedindo transferências para Bolsonaro
Senadora Eliziane Gama busca apurar responsabilidades criminais ou disciplinares após a publicação ser atribuída a ataque hacker
Foto: Lula Marques/Agência Brasil | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro, solicitou à Polícia Rodoviária Federal (PRF) informações sobre a abertura de investigações e processos internos para apurar um post no Instagram da corporação que solicitava transferências via Pix para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A solicitação foi encaminhada diretamente pela senadora ao diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira, com o objetivo de "apurar eventuais responsabilizações criminais ou disciplinares".
A PRF alega ter sido vítima de um ataque hacker. Segundo a corporação, "uma fraude foi detectada" em seu perfil no Instagram. Em nota divulgada durante a tarde, a PRF informou que sua equipe de tecnologia está trabalhando em duas frentes: revisão dos protocolos de segurança digital e investigação da origem do ataque.
O Ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou a suspensão dos perfis regionais da Polícia Federal (PF) e da PRF. A ordem de suspensão foi compartilhada por Dino na conta no Twitter, onde afirmou que apenas os perfis nacionais das corporações permanecerão ativos.
A publicação no Instagram foi realizada por volta das 4h em nome da PRF, apresentando um QR code e um código Pix para doações em favor de Bolsonaro. Às 9h30, a postagem já havia sido removida da plataforma.