Relatora no STJ vota por manter afastamento de Paulo Dantas, governador de Alagoas

Após o voto de Laurita, outros cinco ministros seguiram o entendimento dela e votaram pelo afastamento de Dantas

Por Da Redação
Ás

Relatora no STJ vota por manter afastamento de Paulo Dantas, governador de Alagoas

Foto: Assembleia legislativa de Alagoas

Laurita Vaz, ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), votou nesta quinta-feira (13) para manter o afastamento do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), que disputa a reeleição em segundo turno. A ministra também atendeu à PF e determinou o afastamento do governador por 180 dias. Nesta quinta, o voto na sessão se estendeu por quase duas horas.

A ministra é relatora do inquérito que investiga um suposto esquema de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa de Alagoas e que teria sido chefiado pelo governador. Na terça (11), Dantas foi alvo da operação Edema, autorizada pela ministra.

Laurita Vaz também atendeu à PF e determinou o afastamento do governador por 180 dias. Nesta quinta, o voto na sessão se estendeu por quase duas horas.

A relatora foi a primeira a votar na Corte Especial. Após o voto de Laurita, outros cinco ministros seguiram o entendimento dela e votaram pelo afastamento de Dantas. Foram eles: Francisco Falcão, Nancy Andrighi, Herman Benjamin, Og Fernandes e Benedito Gonçalves.

José Otávio de Noronha e Jorge Mussi votaram contra e o ministro Humberto Martins se declarou suspeito para julgar o caso.

Paulo Dantas é investigado por participar de um suposto esquema na Assembleia Legislativa de Alagoas quando era deputado estadual. Segundo o inquérito policial, foram feitos saques em dinheiro em nome de funcionários fantasmas.

Ainda de acordo com as investigações, aproximadamente R$ 54 milhões foram desviados desde 2019. 

Segundo os investigadores, Paulo Dantas continuava nomeando funcionários fantasmas e se beneficiando do esquema mesmo no cargo de governador. A mulher de Paulo Dantas, Marina Thereza Cintra Dantas, uma irmã dele e dois cunhados também são investigados por terem despesas pessoais pagas supostamente com dinheiro desviado.

Eles apontam que toda a movimentação financeira tinha um rígido controle em planilhas e comprovantes bancários. Paulo Dantas assumiu o governo do estado em maio deste ano. Ele foi eleito indiretamente pela Assembleia Legislativa, depois que Renan Filho, também do MDB, se afastou para concorrer ao Senado.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário