• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Relatório da CGU aponta falhas do Ibama no combate ao desmatamento na Amazônia
Brasil

Relatório da CGU aponta falhas do Ibama no combate ao desmatamento na Amazônia

Documento aponta deficiências de estratégia e avaliação inadequada de resultados

Por Da Redação
Ás

Relatório da CGU aponta falhas do Ibama no combate ao desmatamento na Amazônia

Foto: Reprodução/Pixabay

Um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) aponta falhas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no combate ao desmatamento da Amazônia. O órgão utiliza dados fornecidos pelo Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) para ações de monitoramento, prevenção e controle de desmatamentos, queimadas e incêndios florestais no Brasil. 

Os alertas emitidos são priorizados automaticamente a partir de critérios como a acessibilidade da área e potencial de flagrante. Depois disso, são enviados por email para servidores em órgãos estratégicos do Ibama e encaminhados às equipes de fiscalização. Segundo a CGU, não existe uma normatização detalhada desta metodologia de tratamento e priorização dos alertas de desmatamento, “definindo as competências, os atores envolvidos, a rotina de acompanhamento e a forma de avaliação”.

“Verificou-se que o acompanhamento dos resultados obtidos com a metodologia de priorização é precário. A ausência de uma avaliação sistemática dos resultados da metodologia impede que o Ibama verifique se o modelo adotado é eficiente e adequado às necessidades da estratégia adotada”, diz o documento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.