Economia

Relatório da OCDE aponta redução no PIB do Brasil em 2022

Para 2023, a previsão da economia brasileira também caiu

Por Da Redação
Ás

Relatório da OCDE aponta redução no PIB do Brasil em 2022

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revisou para baixo a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, de 1,4% para 0,6%. Para 2023 também houve queda, de 2,1% para 1,2%. As informações constam no relatório de perspectivas econômicas da OCDE, publicado nesta quarta-feira (8). 

Diante dos dados, após a recuperação vista em 2021, o crescimento econômio do Brasil deve desacelerar em 2022 até o próximo ano. “O aumento da inflação, a guerra na Ucrânia e as condições financeiras mais apertadas corroeram o sentimento econômico e o poder de compra, o que deve afetar fortemente a demanda doméstica no primeiro semestre de 2022”, prevê a organização.

Com o aumento de preços de alimentos e energia em meio à guerra da Rússia na Ucrânia, a OCDE defende programas sociais para proteger a população mais vulnerável. Além disso, o relatório também pontua ser necessário esforços adicionais para melhorar o direcionamento e eficácia dos gastos públicos, “para permanecer consistente com uma gestão fiscal sólida”.

De acordo com a instituição, também é esperado um aumento da taxa Selix, de 12,75% para 13,25% ao ano na próxima reunião. “A taxa Selic deve permanecer em 13,25% até o início de 2023 e então diminuir lentamente ao longo do ano, à medida que os efeitos defasados dos aumentos recentes são finalmente sentidos”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário