Brasil

Relembre os maiores apagões da história do Brasil

Um novo apagão, que ocorreu nesta terça-feira afetou estados de todas as regiões do Brasil

Por Da Redação
Ás

Relembre os maiores apagões da história do Brasil

Foto: ABR

Um novo apagão, que ocorreu nesta terça-feira (15) afetou estados de todas as regiões do Brasil, conforme confirmado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Esta não é a primeira vez que o país enfrenta uma interrupção significativa em seu fornecimento de energia. Vamos recordar abaixo três apagões que ficaram marcados na história brasileira.

Amapá (2020)

Em 3 de novembro de 2020, um incêndio seguido de explosão em uma subestação da empresa privada ISOLUX impactou um transformador da Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE). O resultado foi uma interrupção que deixou mais de 89% do Estado do Amapá sem energia elétrica por quatro dias. Esse blecaute, ocorrido durante a pandemia da Covid-19, se tornou o apagão mais duradouro desde 1999. Após 22 dias de interrupção e 18 dias de racionamento, a energia foi plenamente restabelecida.

Brasil e Paraguai (2009)

Em 10 de novembro de 2009, uma combinação de condições meteorológicas adversas causou a falha de três linhas de transmissão da Usina Hidrelétrica de Itaipu. O resultado foi o desligamento das 20 turbinas da usina, deixando quase 90 milhões de pessoas sem energia elétrica em quatro estados do Brasil e afetando 90% do território paraguaio. A rápida retomada da energia ocorreu em horas para o Paraguai, mas algumas cidades no Brasil sofreram mais de 7 horas de escuridão.

Brasil e Paraguai (1999)

Em 11 de março de 1999, um blecaute de grandes proporções atingiu dez estados brasileiros, o Distrito Federal e o Paraguai. Esse foi considerado o maior apagão até 2009, impactando 70% do território nacional e deixando 76 milhões de brasileiros no escuro. A falha ocorreu devido a problemas de segurança e manutenção em uma subestação e trouxe à tona questões sobre a organização do setor energético e investimentos insuficientes. A "Crise do Apagão" subsequente levou a um racionamento de energia para evitar repetições.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.