Brasil

Renegociação especial do Fies oferece descontos de até 99%

Medida anunciada pelo presidente visa facilitar a quitação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil

Por Da Redação
Ás

Renegociação especial do Fies oferece descontos de até 99%

Foto: Agência Brasil

Cerca de 1,2 milhão de estudantes e formados que se encontram inadimplentes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão a oportunidade de renegociar suas dívidas com descontos que podem chegar a 99% a partir desta terça-feira (7). A iniciativa, anunciada recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi oficializada na segunda-feira (6), em uma resolução extraordinária publicada no Diário Oficial da União.

Os devedores terão a possibilidade de renegociar seus débitos em condições especiais, contando com a colaboração do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Para aderir à renegociação, basta o devedor procurar a agência do banco responsável pelo financiamento.

Não se restringindo apenas aos inadimplentes, a renegociação estará aberta a todos os cidadãos, mesmo àqueles que estão com as parcelas em dia.

Os maiores benefícios serão concedidos aos estudantes que firmaram contratos até o final de 2017 e que possuem débitos em atraso até 30 de junho deste ano. Essa categoria terá acesso a uma renegociação especial, semelhante aos processos de transações tributárias, um tipo de parcelamento especial em colaboração com a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Os estudantes que poderão aderir à transação foram divididos em três categorias: Débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias em 30 de junho de 2023; Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou beneficiários do Auxílio Emergencial 2021; e Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, fora do CadÚnico e do Auxílio Emergencial 2021.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.