Michel Telles

Efeito pandemia: Renner registra prejuízo de R$ 147,7 milhões

Mesmo com o prejuízo, a empresa confirmou a meta de 520 lojas da marca Renner para 2025

Por Michel Telles
Ás

Efeito pandemia: Renner registra prejuízo de R$ 147,7 milhões

A pandemia contínua afetando as grandes lojas de departamento. A gigante  Renner registrou um prejuízo líquido de 147,7 milhões de reais, em comparação com um resultado positivo de 7,1 milhões no primeiro trimestre de 2020. A receita líquida das vendas de mercadorias teve redução de 12,0%, para 1.363,7 bilhão de reais, e as vendas em mesmas lojas diminuíram 12,7%. Ao final do trimestre, a Renner tinha apenas 38% das lojas em operação. O lucro bruto da operação de varejo foi de 710,2 milhões de reais, uma queda de 17,3%, e a margem bruta totalizou 52,1% (-3,3p.p.), impactada pela "pressão decorrente de efeitos cambiais e inflação nos custos de matérias-primas, e pelo ambiente promocional superior ao usual, em função do aumento nas restrições", segundo a companhia. Com o decréscimo das vendas, o EBITDA de Varejo diminuiu e registrou margem de -12,6%.

Por outro lado, as vendas digitais registraram aumento de 173,4%, representando 17,5% do total de vendas. Houve crescimento de 128% nos acessos totais, sendo mais de 65% pelo app. A base de clientes ativos aumentou 186% no trimestre, para 3,3 milhões, com 375 mil novos clientes (+158%). O app da Renner foi o mais baixado entre os varejistas de moda no primeiro trimestre, de acordo com dados da SimilarWeb, com 4,5 milhões de downloads no trimestre, um crescimento de 140%. 63% dos pedidos foram realizados através do mesmo. Em um comunicado, a Renner declarou: "Ainda que possamos enfrentar algumas oscilações de curto prazo, acreditamos que passamos pelo ponto de virada e estamos prontos para seguir adiante, cuidando do momento atual, mas principalmente investindo no longo prazo. (…) Hoje somos o maior player de moda off-line do Brasil, com grande relevância no online, e seguimos comprometidos com nossos projetos, assim como a sustentabilidade dos negócios, através de relações sólidas com fornecedores e acionistas e do fortalecimento da cultura de encantamento de nossos clientes."  

A Renner encerrou o trimestre com 394 lojas da marca Renner, 113 da Camicado e 99 da Youcom, sendo apenas um fechamento de loja no período, da Youcom, e confirmou a meta de 520 lojas da marca Renner para 2025.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.