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Resto de ponte que liga Maranhão e Tocantins deve ser implodida neste domingo (2)

Dezoito pessoas caíram no rio, das quais 14 morreram e 3 seguem desaparecidas uma sobreviveu

Por FolhaPress
Ás

Resto de ponte que liga Maranhão e Tocantins deve ser implodida neste domingo (2)

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) disse que a estrutura remanescente da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre o Tocantins e o Maranhão, deve ser implodida no próximo domingo (2).

A ponte desabou no dia 22 de dezembro de 2024, enquanto dez veículos passavam pelo local. Na ocasião, dezoito pessoas caíram no rio, das quais 14 morreram e 3 seguem desaparecidas uma sobreviveu.

Na ocasião, o vão central da construção cedeu derrubando pelo menos dez veículos, incluindo três caminhões transportando cerca de 25 mil litros de agrotóxicos e 76 toneladas de ácido sulfúrico.

Além disso, um carro ficou por quase um mês preso no vão o advogado dos donos do veículo disseram a Folha que ele foi retirado.

A técnica de implosão utilizará fogo controlado e explosivos para fragmentar as formações rochosas e permitir a demolição, já que o local é de difícil acesso para maquinário pesado.

O Dnit salientou que está em fase de planejamento da ação e que ainda vai confirmar a data e a logística da operação. A população local também será informada sobre a implosão, e medidas de segurança devem ser implementadas para evitar o trânsito de veículos e pessoas no perímetro.

Atualmente, estão sendo realizados trabalhos de pré-furação da estrutura e monitoramento para garantir a segurança da AÇÃO. Também estão em andamento os trabalhos de preparação dos acessos para a atuação das equipes e equipamentos que farão a retirada do material implodido.

A implosão da estrutura remanescente é uma etapa necessária para a reconstrução da ponte.

Em dezembro, o governo federal contratou por R$ 172 milhões um consórcio para reconstruir a estrutura. O consórcio Penedo-Neópolis foi escolhido por meio de um contrato emergencial, sem licitação. A previsão é que a obra seja concluída até o fim deste ano.

Reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que o Brasil tem 727 pontes federais sob responsabilidade do Dnit nas categorias crítica ou ruim, sendo 130 delas na pior condição possível.
 

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