Resultado do PIB no 1º trimestre surpreende analistas e leva estimarem aumento de mais 2% neste ano
Segundo Haddad, é preciso ter cuidado com 2024, para manter a economia gerando emprego
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A alta de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) conquistada no primeiro trimestre do ano surpreendeu analistas de mercado e começou a aproximá-los das previsões mais otimistas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. As informações são do jornal O Globo.
O indicador foi divulgado na última quinta-feira (1), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e levou a um movimento de reforma nas projeções de gestores e bancos para o crescimento da economia deste ano. Agora, as estimativas apontam para alta acima de 2% no ano, ante projeções anteriores de 1% a 1,8%.
O ministro Haddad também demonstrou otimismo ao afirmar que a economia pode crescer mais de 2% neste ano. "Estamos há algum tempo dizendo que o PIB deste ano vai bater 2%. Estão se comprovando como projeções da Secretaria de Política Econômica (da Fazenda). Nós devemos ter cautela também, porque o agro veio muito forte e precisamos começar a pensar e ter cuidado com 2024, para manter a economia gerando emprego", disse em conversa com jornalistas.
De acordo com o jornal, a principal justificativa dos economistas para esperar mais do resultado até o fim do ano é a “herança estatística”, o impacto positivo causado pela alta de janeiro a março nos próximos trimestres. Especialistas esperam ainda um impulso adicional da agropecuária, dos serviços e do consumo das famílias.