• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • "Retardatários que gostariam de voltar ao passado", diz Barroso em resposta à Bolsonaro
Política

"Retardatários que gostariam de voltar ao passado", diz Barroso em resposta à Bolsonaro

Presidente do TSE afirmou que "ameaça à realização de eleições é uma conduta antidemocrática".

Por Da Redação
Ás

"Retardatários que gostariam de voltar ao passado", diz Barroso em resposta à Bolsonaro

Foto: STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira (02) que "há retardatários que gostariam de voltar ao passado", ao se referir à comentários ofensivos feitos por Jair Bolsonaro sobre ele ao defender voto impresso auditável. Além disso, o ministro afirmou que "a ameaça à realização de eleições é uma conduta antidemocrática". 

Durante a primeira sessão do segundo semestre do TSE, com a presença de todos os integrantes titulares da Corte eleitoral, Barroso afirmou "suprimir direitos fundamentais, incluindo os de natureza ambiental, é uma atitude antidemocrática. Conspurcar o debate público com desinformação, mentiras, ódio e teorias conspiratórias é conduta antidemocrática. Há coisas erradas acontecendo no país, e nós todos precisamos estar atentos, precisamos das instituições e precisamos da sociedade civil, ambas bem alertas. Nós já superamos os ciclos do atraso institucional.", sem citar nomes. 

O presidente do STF, que defende o uso de urnas eletrônicas, afirma que "uma das manifestações do autoritarismo é o ataque às instituições, inclusive às instituições eleitorais que conduzem um processo legítimo". Além de afirmar que transporte de voto impresso auditável é um risco. 

"Num país que tem roubo de cargo, milícia, PCC, Amigos do Norte, Comando Vermelho, vamos transportar pelas ruas e estradas esses votos. Um risco de sumiço e supressão das urnas. Além disso vão ter que ser armazenados por semanas. E pior que tudo: a ideia de uma recontagem manual de 150 milhões de votos vai nos levar ao passado de fraudes dos quais nos libertamos.", afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário