Revista vence ação na Justiça contra agência 'Aos Fatos' por classificar notícias como "fake news"
Decisão mandou a agência apagar checagem de reportagens da revisa
Foto: Divulgação | iStock
A Revista Oeste venceu na Justiça uma ação contra a agência de checagem 'Aos Fatos', que classificou duas reportagens da revista como "fake news". A decisão foi divulgada na última sexta (23), pelo juiz Marcelo Augusto Oliveira, da 41ª Vara Cível de São Paulo.
Na decisão, o juiz determinou que a agência exclua as publicações que foram consideradas como notícias falsas sob alegação de "danos de ordem moral e material".
Em um trecho da decisão, o magistrado também considerou que todo veículo jornalístico tem o direito de "discordar, debater ou contradizer o conteúdo de determinada matéria já publicada. Isso é absolutamente próprio de qualquer regime democrático".
"O que se vê, contudo, nas publicações de autoria da requerida, descritas na inicial, é que o jornalista foi bem mais além: ele não apenas discordou da informação contida nas publicações da autora, como também já lhe atribuiu caráter de falsidade logo no título da reportagem, com o nítido propósito de retirar-lhe a credibilidade perante os leitores, sem a mínima cautela", pontuou o juiz.