Ricardo Lewandowski é anunciado como novo ministro da Justiça e Segurança Pública
Ministro aposentado vai assumir o cargo deixado por Flávio Dino
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, foi anunciado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (11), para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública no dia 1º de fevereiro. Ele vai assumir o lugar deixado por Flávio Dino (PSD) - novo integrante da Suprema Corte, que tomará posse em 22 de fevereiro.
O convite a Lewandowski foi feito por Lula no último dia 8 de janeiro, data em que marcou um ano dos atos criminosos que levaram à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em 2023.
Ao convidar o ministro aposentado, o presidente impôs algumas condições, como a manutenção de alguns secretários da pasta. Lewandowski tem o desejo de designar o jurista Manoel Carlos de Almeida Neto para o cargo de secretário-executivo, ocupado atualmente por Ricardo Cappelli, que afirmou que só fica na pasta se permanecer no cargo.
Para além da Justiça, o presidente havia expressado a intenção de fazer uma reforma ministerial no início de 2024. Entre os nomes que podem ser alterados estão Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Jean Paul Prates (Petrobras).