Brasil

Rio de Janeiro bate recorde de frio dos últimos 13 anos; Com 8,3°C

Ao longo do dia, as temperaturas sobem aos poucos, mas a máxima não deve passar de 21°C na capital

Por Da Redação
Ás

Rio de Janeiro bate recorde de frio dos últimos 13 anos; Com 8,3°C

Foto: Reprodução/TV Globo

O Rio de Janeiro teve a madrugada mais fria em 13 anos, nesta terça-feira (13), registrando 8,3°C, às 6h, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, segundo a análise do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O mar ainda está de ressaca, com ondas de até 4 metros. A cidade não tinha uma madrugada tão gelada desde 9 de julho de 2011, quando a mínima foi de 8,1°C.

Ao longo do dia, as temperaturas sobem aos poucos, mas a máxima não deve passar de 21°C na capital. Não há previsão de chuva para nenhuma região do estado. A quarta-feira (14) também começa bem gelada, e novamente há possibilidade de recorde de frio na madrugada. A máxima sobe para 25°C na capital.

Apesar disso, um sistema de alta pressão vai favorecer o tempo estável em todo o RJ no restante da semana, favorecendo a redução da nebulosidade e a elevação das temperaturas a cada dia, chegando aos 31°C na capital no sábado (17). Apesar de a ressaca terminar na noite de quarta-feira, o mar vai continuar agitado pelo menos até quinta-feira (15).

Esse frio pode ser explicado por conta de um ciclone extratropical formado em alto mar no fim de semana, favorecendo o avanço do ar polar pelo país, segundo Climatempo. Este fenômeno são sistemas de baixa pressão atmosférica - regiões causadoras de tempo adverso em grande escala — que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.