Bahia

Rio Vermelho ganha quatro dias de Natal Cultural

Atividades acontecem no Largo da Mariquita, com decoração especial

Por Da Redação
Ás

Rio Vermelho ganha quatro dias de Natal Cultural

Foto: Reprodução

O Natal Cultural Rio Vermelho ocorre de 9 a 12 de dezembro, com uma programação intensa e gratuita. Com as orquestras Sergio Benutti e Zeca Freitas, apresentações especiais dos corais Ecumênico da Bahia, sob a regência do maestro Angelo Rafael e Pentágono, sob a regência do maestro Carlos Veiga Filho, shows de Cláudia Cunha e Alexandre Leão, além de programação infantil e feira de artesanato (Feira da Sé). 

E tudo acontecerá no Largo da Mariquita, que ganhará decoração natalina especial, e que estará pronta para receber o público de todas as idades com o objetivo de dar força ao movimento de retomada da cidade e celebrar final de uma ano difícil para toda a humanidade.

O Natal Cultural do Rio Vermelho tem patrocínio da Rede de Saúde Mater Dei, apoio da Prefeitura de Salvador e realização do Sesi Bahia e Sole Produções.

Confira a programação dia a dia:

9/12 – quinta-feira – começa às 14h 
14h às 20h - Feira da Sé 
Em edição especial, a Feira da Sé  acontecerá de 9 a 12 de dezembro  no Natal Cultural do Rio Vermelho. Com cerca de 60 expositores, a feira dará continuidade ao seu compromisso de valorizar o mercado local de arte autoral, artigos artesanais, sustentáveis, comida de rua com identidade baiana, além de pequenos negócios ligados à economia criativa, num mix de produtos que reúne itens de moda, artesanato, artes visuais, literatura, gastronomia, música, teatro e atividades infantis.
18h30 - Coral Ecumênico da Bahia – Regência Maestro Angelo Rafael – plateia com cadeiras
Sob a regência do maestro Angelo Rafael o Coral Ecumênico da Bahia vai apresentar canções da música popular brasileira, como “Girassol” e “Encontros e Despedidas” além de um repertório de músicas  clássicas e natalinas. O concerto terá como solista o tenor Gustavo Seróes e no teclado, Pedro Vieira, professor de música e maestro assistente do CEB. 
Fundado em 08 de dezembro de 2013 pelo Pastor Djalma Torres e pelo maestro Angelo Rafael Fonseca, o Coral Ecumênico da Bahia fez sua estreia no emblemático 21 de janeiro (Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa), na Reitoria da UFBA. Desde então, o grupo interpreta um repertório cuidadosamente selecionado que contribui para o desenvolvimento do diálogo inter-religioso, o fomento da diversidade cultural e a promoção dos direitos humanos.
19h30 - Concerto de Natal com a Orquestra  Sergio Benutti – plateia com cadeiras
O concerto da Orquestra Sergio Benutti é composto por uma seleção de músicas natalinas e de um repertório tradicional das grandes orquestras, que era executado nos bailes e shows das big bands, do Século XX. No programa, composições como “Moonlight Serenade”, “Love is a Many Splendored Thing” e “It’s a Wonderful Word”, “Fascinação”, “Tico Tico no Fubá”, “La Virgem de Macarena”, “A Banda”, e uma seleção especial de músicas de Natal. 

Dia 10/12 – quarta-feira 
14h às 20h - Feira da Sé 
18h30 - Coral Ecumênico da Bahia – Regência Maestro Angelo Rafael – plateia com cadeiras
19h30 - Concerto de Natal com a Orquestra  Zeca Freitas – plateia com cadeiras
O maestro já anunciou! Zeca Freitas e Orquestra vão tocar para o espírito do Natal, músicas que falam do nascimento de Jesus e das tradições natalinas, como “Gingle Bell” e “Noite Feliz”.  Mas parte do repertório também  será composto por músicas que tocam o coração de todos, como “Proposta” e “Emoções”, de Roberto Carlos e “Hey Jude” e “Imagine” dos Beatles.

Dia 11/12 – quinta-feira 
14h às 20h - Feira da Sé 
18h - Coral Pentágono – Regência Maestro Carlos Veiga Filho – plateia com cadeiras
O Pentágono Grupo Vocal foi criado em 2006 e é dirigido pelo maestro Carlos Veiga Filho desde sua formação. Hoje, formado por 18 cantores e cantoras, o grupo trabalha arranjos a três e quatro vozes, em e com canções que buscam valorizar a música brasileira e especialmente a música baiana.Os cantores são profissionais de diversas áreas de atuação e têm a música como um ponto de interesse em comum. O maestro Carlos Veiga Filho é graduado pela UFBA e atua na regência de corais desde 2000.
19h30 - Show de Cláudia Cunha – plateia com cadeiras
A noite do Rio Vermelho promete se iluminar com o canto claro e afiado dessa que é considerada hoje uma das melhores vozes da música produzida na Bahia – Claudia Cunha - num show que celebra o calor e luminosidade da estação. O show “Solar” é dedicado ao repertório de uma das vozes mais luminosas da MPB em sua fase mais tropicalista - Gal Costa - além de seus parceiros de movimento e geração: Caetano, Gil, Moraes, Jorge Ben Jor, Rita Lee e outros. Acompanham Claudia Cunha, Alex Mesquita (guitarra), Yacoce Simões (teclados), Marcelo Rocha (baixo) e Victor Brasil (bateria) 

12/12
14h às 20h - Feira da Sé 
18h - Coral Pentágono – Regência Maestro Carlos Veiga Filho – plateia com cadeiras 
19h30 - Show de Alexandre Leão – plateia com cadeiras 
Alexandre Leão se sente em casa ao tocar no Rio Vermelho. Não é para menos. Há 16 anos realiza com sucesso seu show semanal na Varanda do Teatro do Sesi Rio Vermelho. E é neste clima de quem é de casa e quer celebrar que ele fará o show que encerrará o Natal Cultural do Rio Vermelho. No repertório, um passeio pela boa música baiana, com parada  em alguns dos seus maiores sucessos e muita alegria. Tocam com Alexandre Leão, Samuela Cabral (teclados), Israel Ramos (baixo) e Joceval Santana (bateria).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário