Robôs pertencentes a Ford operam impressoras 3D sem controle de humanos
Montadora está aprimorando um sistema que permite que máquinas interajam entre si de forma autônoma
Foto: Divulgação/Ford
A montadora americana Ford anunciou recentemente que está trabalhando no aprimoramento de um sistema que permite que máquinas interajam entre si, desenvolvendo uma linha de montagem completamente autônoma.
A ação visa permitir que as máquinas operem sem a necessidade de interação e controle de humanos. Segundo a montadora, o sistema está sendo usado para manufatura de componentes customizados, em pequeno volume, inicialmente. Dentre os objetos desenvolvidos estão peças do Shelby GT500, versão exclusiva do Mustang.
A tecnologia permite que a produção da montadora aconteça até mesmo quando os funcionários vão para casa à noite. A interface permite que um robô se conecte a uma impressora 3D e instrua os comandos necessários para a fabricação de um componente.
No momento, estão sendo utilizados a impressora 3D Carbon e robôs Javier da KUKA, comuns na linha de montagem.
Segundo a Ford, o sistema é completamente independente e pode ser deixado em operação sem a necessidade de um operador por perto. Além disso, um outro aspecto destacado foi o fato de que o robô encarregado de controlar a impressora é capaz de aprender com o tempo, aperfeiçoando o processo e reduzindo margens de erro e custos da empresa.
Assim, a participação humana no processo fica limitada ao trabalho de realizar o upload dos designs das peças a serem produzidas para a memória interna da impressora, além de realizar manutenção no equipamento.