Rock in Rio: 14,5 toneladas de material reciclável são recolhidas em um dia
Lixo foi suficiente para poupar o equivalente a 242 caixas d’água
Foto: Agência Brasil
Um levantamento feito pela startup Reutiliza Já aponta que mais de 14,5 toneladas de material reciclável foram recolhidos na Cidade do Rock, localizada no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (2). Todo o material recolhido no primeiro dia do Rock in Rio 2022 foi encaminhado a cooperativas de catadores e será repassado à indústria para ser reciclado.
O maior volume recolhido diz respeito a itens de plástico, seguido do papelão. De acordo com o levantamento, funcionários da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheram 7.409 quilos de plástico e 5.444 de papelão. Além disso, foram retirados 1.361 quilos de alumínio e 378 de vidro.
Durante todo o Rock in Rio, o material será levado para cooperativas cariocas que integram a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e rastreado pela Reutiliza Já. Da cooperativa, o material será vendido diretamente para a indústria. “Não há intermediários, o que garante melhor renda e qualidade de vida aos catadores”, explicou o presidente da Ancat, Roberto Rocha.
Segundo Humberto Bahia, CEO da Reutiliza Já, todo o processo é rastreado. De acordo com a startup, o volume de lixo reciclável recolhido no primeiro dia foi suficiente para evitar o corte de 160 árvores e para poupar o equivalente a 242 caixas d’água.