Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado Federal
Veja o perfil do novo presidente

Foto: Reprodução
O Senado Federal elegeu nesta segunda-feira (1º), Rodrigo Pacheco (DEM) como o novo presidente da Casa. Pacheco teve 57 votos, e disputou o cargo contra a senadora Simone Tebet (MDB), que obteve 21 votos. Pacheco vai presidir a casa por dois anos (2021-2022). Para ser eleito, um candidato precisaria de, pelo menos, 41 votos. Rodrigo Pacheco substitui Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Perfil do novo presidente
O senador Rodrigo Otavio Soares Pacheco, filiado ao DEM, de 44 anos, foi eleito nesta segunda-feira (1º) o novo presidente do Senado e do Congresso Nacional. Ele nasceu em Porto Velho (RO), em novembro de 1976 e é advogado e especialista em direito penal.
Rodrigo, um dos herdeiros da empresa de transporte em Minas Gerais, foi o mais jovem conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre os anos de 2013 e 2015, deputado federal por Minas Gerais e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
Desde que assumiu o mandato, empossado em 2019, Pacheco já atuou como vice-presidente da Comissão de Transparência e Governança na Casa. Entre os partidos que o apoiaram na candidatura aparecem DEM, PT e PDT entre outros.