Rompimento da rede de drenagem gera risco de desabamento em imóvel no Tororó
Equipes da Defesa Civil e órgãos municipais realizam vistoria para avaliar situação de imóvel afetado pelas chuvas
Foto: CODESAL
A fundação de um imóvel localizado na Rua Amparo do Tororó, n° 72, 1° andar, no bairro do Tororó, sofreu agravamento devido às fortes chuvas que atingiram a região, ocasionando o rompimento da rede de drenagem, neste domingo (11). Esse incidente, que teve início em 27 de janeiro deste ano, gerou instabilidades nas fundações, colocando em risco a estrutura do prédio.
Segundo informações fornecidas pelos técnicos da Defesa Civil de Salvador (CODESAL), o deslizamento de terra ocorrido em janeiro comprometeu as bases do imóvel em decorrência do rompimento da rede de drenagem, resultando em um potencial risco de desabamento. Diante dessa situação, os moradores foram notificados pela CODESAL para evacuar o local até que o problema fosse solucionado, o que demandava a recuperação da drenagem.
As equipes da Secretaria de Manutenção (SEMAN) foram acionadas para realizar uma avaliação técnica da área afetada. Conforme constatado, os imóveis foram construídos sobre a rede de drenagem, o que requer um estudo para a possível realocação dessa infraestrutura pela Superintendência de Obras Públicas (SUCOP). Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) ficará responsável pela análise da viabilidade da demolição.
A vistoria realizada contou com a presença do diretor-geral da CODESAL, Sosthenes Macêdo, e do TC BM Costa, representante do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, visando avaliar a gravidade da situação e definir medidas emergenciais para garantir a segurança dos moradores e evitar acidentes.