Rosa Weber encerra mandato na presidência do STF; ministra é a terceira mulher do tribunal
Ministra discursou e relembrou ataque do 8 de janeiro
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A ministra Rosa Weber, em discurso de despedida da presidência do Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira (27), citou os atos de 8 janeiro e defendeu a democracia, o aperfeiçoamento das instituições a promoção dos direitos fundamentais. Rosa Weber completa 75 anos na próxima segunda-feira (2), idade-limite para atuação no serviço público.
Rosa Weber lembrou em discurso que foi apenas a terceira mulher a integrar o STF. Depois da ministra aposentada Ellen Gracie, que assumiu uma cadeira no STF em novembro de 2000 e Cármen Lúcia, que tomou posse em junho de 2006, Rosa Weber foi empossada em dezembro de 2011.
No início da fala, Rosa agradeceu o apoio dos demais ministros ao longo da gestão. Em seguida, lembrou da trajetória dela em tribunais, a começar pela Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul.
Rosa Weber lembrou em discurso que foi apenas a terceira mulher a integrar o STF. Para ela “a igualdade de gênero é expressão da cidadania e da dignidade humana e pressuposto fundamental da democracia"