• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Rosa Weber pede nova manifestação da PGR sobre investigação contra Bolsonaro por não uso de máscaras
Política

Rosa Weber pede nova manifestação da PGR sobre investigação contra Bolsonaro por não uso de máscaras

De acordo com a ministra, anterior gerou 'perplexidade'

Por Da Redação
Ás

Rosa Weber pede nova manifestação da PGR sobre investigação contra Bolsonaro por não uso de máscaras

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber pediu, nesta sexta-feira (01), uma nova manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre os pedidos de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sob alegação de ter cometido crime ao sair sem máscara e causar aglomeração em eventos públicos durante a pandemia. De acordo com a ministra, o primeiro parecer gerou "alguma perplexidade".  

Em agosto, a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, emitiu um parecer em que entende que Bolsonaro não cometeu crime ao aparecer sem máscara e afirmou que "embora seja recomendável e prudente que se exija da população o uso de máscara de proteção facial, não há como considerar criminosa a conduta de quem descumpre o preceito". 

"Não é possível realizar testes rigorosos, que comprovem a medida exata da eficácia da máscara de proteção como meio de prevenir a propagação do novo coronavírus", afirmou a PGR.

No entanto, Weber afirma que fala possui "dubiedades" e não é papel do Ministério Público ou ao Judiciário avaliar as normas sanitárias em vigor durante a pandemia.

"Referida construção teórica, analisada contextualmente, gera alguma perplexidade. Em primeiro lugar, porque adota compreensão doutrinária que reflui contra a corrente majoritária a respeito das características típicas do crime em análise", afirmou. Completando que "o motivo para que não se delegue aos atores do sistema de justiça penal competência para auditar a conveniência de medidas desta natureza é elementar: eles não detêm conhecimento técnico para tanto; falta-lhes formação nas ciências voltadas a pesquisas médicas e sanitárias”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário