Rui Costa garante que o ano letivo não será cancelado
Não podemos cometer este crime contra a educação, disse o governador.

Foto: Farol da Bahia / Gilberto Júnior
O governador Rui Costa disse nesta segunda-feira (3), durante a entrega 70 novas moradias a famílias de baixa renda no residencial Recanto Feliz, no bairro do Costa Azul, em Salvador, que ainda não tem uma data definida para o retorno das aulas na Bahia.
“Ainda não podemos dizer quando será, depende do comportamento da covid-19 nos próximos dias. No momento adequado anunciaremos o retorno das aulas, quando tivermos uma taxa de contaminação inferior a que temos hoje. Mesmo a Bahia estando com uma taxa baixa, ainda não é a adequada para o retorno das aulas”, informou.
“Estamos executando todo o planejamento que inclui fazer testes para a Covid-10 nos alunos da rede estadual. Nós já fizemos em três cidades: Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca. Em duas das cidades, nós encontramos 10% da população estudantil e professores já com positivo, 10 vezes acima da média da contaminação das cidades. Começa hoje ou amanhã Jequié, Itabuna e Ilhéus. Nós queremos ver o perfil de contaminação”, disse o gestor.
Rui Costa afirmou ainda que já está sendo executado um planejamento que inclui intervenções físicas nas escolas. “Estamos reforçando as questões sanitárias dos banheiros, acrescentando pias e lavabos nas áreas externas das escolas, todas as escolas já estão sendo feitas as intervenções físicas, lugares para pessoas passarem álcool em gel. Teremos aulas aos sábados, provavelmente vamos dividir as turmas em duas, para garantir o distanciamento social. Carteiras vazias entre um aluno e outro, além do uso obrigatório de máscaras para todos. Iremos também instalar ventiladores extras em todas as escolas, não será permitido o uso do ar condicionado”, explicou.
O governador informou ainda que serão instalados banda larga em todas as escolas. Mínimo de 50 megas e máximo de 100 megas. “Queremos que os alunos baixem os conteúdos no celular para executarem em casa, no contraturno. Alguns alunos da zona rural não têm acesso a internet e dessa forma ele terá o conteúdo a ser estudado”, disse.
Rui Costa prevê que as aulas do ano letivo de 2020 irão até o mês de fevereiro, e não terá recesso, assim será cumprido o número mínimo de horas.
“As pessoas defendem a abertura de tudo, mas não defendem a volta às aulas. A educação deveria ser uma das primeiras coisas que as pessoas deveriam valorizar. Não podemos dizer que está cancelado o ano, prejudicando milhares de estudantes. A Bahia infelizmente tem uma taxa de abandono maior que de outros estados. Cancelar o ano significa dizer que esses alunos não voltarão mais para a escola. Não podemos cometer este crime contra a educação. Os profissionais que tem algum tipo de problema de saúde serão resguardados e não retornarão”, concluiu Rui Costa.