Rui Costa pede ao STF efetivação de compra direta da vacina russa Sputnik V

“Não podemos assistir passivamente baianos e brasileiros morrendo diariamente diante da incapacidade do Governo Federal”, disse o governador

Por Da Redação
Ás

Rui Costa pede ao STF efetivação de compra direta da vacina russa Sputnik V

Foto: Gilberto Junior - Farol da Bahia

O governador da Bahia Rui Costa (PT) afirmou nesta sexta-feira (15), durante coletiva à imprensa, que determinou à Procuradoria Geral do Estado da Bahia que ingresse com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para efetivar a compra direta da vacina russa Sputnik V, com a qual o governo já tem um acordo de cooperação para o fornecimento de até 50 milhões de doses.

“Não podemos assistir passivamente baianos e brasileiros morrendo diariamente diante da incapacidade do Governo Federal. Se eles não têm capacidade de fazer nada, melhor que peçam demissão ou renunciem. O povo brasileiro não merece ser maltratado e humilhado”, disse.

Rui Costa informou ainda que não pode dizer que dia e que horas vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 na Bahia.
“Até o dia de hoje a Anvisa não aprovou sequer alguma vacina de uso emergencial. Sem essa autorização não é possível iniciar o processo de imunização no país. Não sabemos que dia teremos as vacinas nos estados e nem as quantidades”, informou.

O gestor do executivo frisou que o governo Federal fica “batendo cabeça e diz que nada pode fazer”.  “Uma absoluta insensibilidade a vida humana. Se eles não têm competência de gerir, entreguem os cargos, peçam renúncia”, acrescentou Rui Costa.

O governador disse ainda que se o STF acatar o pedido com relação a vacina russa, será divulgado o dia da vacinação e o público. 

“Vamos organizar a população, pra evitar a aglomeração nos postos, vamos divulgar cada público de cada fase para receber a vacina. Na primeira fase, serão vacinas as pessoas que trabalham nas unidades de saúde. A prioridade é de quem está trabalhando, expostos nas unidades de saúde, se não tiver atuando, essa pessoa não terá prioridade. Assim como todo o pessoal de limpeza, vigilantes, recepção”, informou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário