Rui diz que Lula não ‘se abala um milímetro’ diante da trama golpista investigada pela PF
Fala o ministro ocorreu durante evento com Lula, Ricardo Nunes e Tarcísio de Freitas
Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues-Pozzebom
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (29), durante cerimônia no Palácio do Planalto, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “não se abala um milímetro” diante das informações sobre o suposto plano para o assassinato dele em 2022.
A declaração foi feita na presença do próprio Lula, do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A investigação da Polícia Federal (PF) sobre uma suposta trama golpista já resultou no indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros militares.
“O senhor mostra, mais do que nunca, a figura de um estadista, que não se abala um milímetro, mesmo com todas as informações e notícias que vieram à tona daqueles que tramaram um golpe de Estado. Chegaram a tramar algo que ninguém neste salão ou no país imaginava que poderia acontecer neste país”, disse Rui Costa.
A cerimônia de assinatura de contratos de apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para projetos de infraestrutura e mobilidade urbana em São Paulo marcou o primeiro encontro entre Lula e Tarcísio desde o indiciamento de Bolsonaro.
O governador, ex-ministro e aliado do ex-presidente, chegou a defender Bolsonaro no X (antigo Twitter) após o indiciamento, afirmando que há uma “narrativa disseminada” contra ele, que “carece de provas”.
O evento também foi a primeira reunião entre Lula e Ricardo Nunes após a reeleição do prefeito. Durante as eleições deste ano, o presidente apoiou publicamente Guilherme Boulos (PSOL), adversário de Nunes no segundo turno do pleito paulistano.