Rui e governadores dizem que políticos 'tentam manipular policiais contra democracia'
Declaração se deu em resposta à fala da deputada Bia Kicis
Foto: Divulgação | GOVBA
Em carta divulgada nesta segunda-feira (29), governadores de 16 estados, incluindo Rui Costa, criticaram a divulgação das "fake news" em relação à situação da pandemia no Brasil e classificaram como "repugnante" os políticos que tem utilizado a morte de um policial militar baiano para fazer política, em alusão à fala da deputada Bia Kicis (PSL-DF).
No documento, os gestores citam as ações adotadas para o enfrentamento à pandemia "enquanto isso, alguns agentes políticos espalham mentiras sobre dinheiro jamais repassado aos estados, fomentam tentativas de cassação de mandatos, tentar manipular policiais contra a ordem democrática, entre outros absurdos".
Eles também pedem que o presidente Jair Bolsonaro e os presidentes da Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal (STF), adotem medidas contra os atos.
"Os Estados e todos os agentes públicos precisam de paz para prosseguir com o seu trabalho, salvando vidas e empregos. Estimular motins policiais, divulgar Fake News, agredir Governadores e adversários políticos, são procedimentos repugnantes, que não podem prosperar em um país livre e democrático", diz um trecho do documento.