Rui nega volta do imposto sindical: 'Nunca ouvi de Lula uma palavra a favor'
PL, no entanto, deve ser encaminhado ao Congresso Nacional
Foto: Agência Brasil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, negou que o governo esteja trabalhando para reintroduzir o imposto sindical. Durante uma entrevista ao jornalista Pedro Bial, que será transmitida nesta quinta-feira (24) pela TV Globo, o ministro falou que é contrário ao retorno do imposto sindical, afirmando: "Eu nunca ouvi do presidente Lula uma palavra a favor da volta do imposto". Essa informação é da coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
Apesar das declarações de Rui , o Ministério do Trabalho está considerando a possibilidade de reintroduzir o imposto sindical obrigatório e planeja encaminhar um projeto de lei (PL) ao Congresso Nacional. De acordo com informações da CNN, a minuta do projeto sugere que a taxa descontada dos trabalhadores seja limitada a até 1% do rendimento anual do trabalhador.
Além disso, o projeto estabelece que a aplicação do imposto seja decidida por cada categoria, mediante aprovação individual. Isso significa que a mudança teria que passar por votações em assembleias e também ser formalizada nos termos de possíveis acordos ou convenções coletivas.