Rússia afirma que acordo nuclear EUA-Coreia do Sul vai impactar segurança global
Acordo entre os dois países teria o objetivo conter a Coreia do Norte
Foto: Reprodução/Twitter @POTUS
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia criticou o acordo nuclear feito entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul. Segundo as declarações do país da última sexta-feira (28), o pacto desestabilizará a região e o resto do mundo. A Rússia também alertou para uma potencial corrida armamentista como resultado.
Os Estados Unidos prometeram na quarta-feira dar à Coreia do Sul mais informações sobre seu planejamento nuclear. Já Seul prometeu não buscar armas nucleares. O acordo teria o objetivo conter a Coreia do Norte.
Segundo a CNN, a Rússia afirmou que o acordo "é claramente desestabilizador por natureza e terá sérias consequências negativas para a segurança regional, impactando na estabilidade global”. As declarações foram publicadas em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
O esforço dos Estados Unidos e da Otan por uma “superioridade militar decisiva”, de acordo com a Rússia, não “trará nada além de tensões crescentes” e pode “provocar uma corrida armamentista”.
Em uma entrevista coletiva conjunta com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta semana, o líder sul-coreano, Yoon Suk-yeol, disse que o acordo visa fortalecer as defesas da Coreia do Sul diante do programa de armas nucleares da Coreia do Norte, que avança rapidamente.