Rússia anuncia acordo para oferecer antiviral contra Covid-19 ao Brasil
Medicamento foi testado pelo Japão e Rússia e obteve bons resultados no tempo de tratamento
Foto: Reprodução
A Rússia e a farmacêutica ChemRar anunciaram nesta quinta-feira (24) um acordo para fornecer a 17 países, inclusive o Brasil, um antiviral contra a Covid-19. De acordo com o fundo soberano, que também bancou o desenvolvimento da vacina Sputnik V, o Avifavir está sendo negociado com um laboratório brasileiro. Contudo, ainda é necessário a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O Avifavir é uma droga comercializada contra a gripe, que no Japão se chamada Avigan. Foi lá que a sua fabricante, a Fujifilm, deu início aos testes clínicos de fase 3 para determinar a sua eficácia contra o novo coronavírus. O medicamento tem como princípio inibir a enzima polimerase, que ajuda o patógeno a se reproduzir quando invade uma célula saudável.
De acordo com o Ministério da Saúde da Rússia, 940 pacientes foram acompanhados e neles, 30% tiveram o Sars-CoV-2 eliminado do corpo e o tempo de tratamento de sintomas reduziu de quatro para dois dias.
Ontem (23), a Fujifilm divulgou os resultados da sua fase 3 e comprovou que o remédio é capaz de reduzir o tempo de tratamento em casos não graves da Covid-19. A fabricante agora planeja iniciar o processo em busca da aprovação do uso do medicamento no Japão, que pretende concluir em outubro.
Entre os países que devem receber o Avifavir estão o Brasil, Argentina, Bulgária, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Honduras, Kuwait, Paraguai, Panamá, Arábia Saudita, Sérvia, Eslováquia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Uruguai.