Rússia censura a Internet no país através de coerção e caixas-pretas
A ampla controle pode levar o país a um isolamento mundial, semelhante ao que enfrentou durante a Guerra Fria
Foto: Tracy Le Blanc/Pexels
A Rússia está tendo movimentos mais ousados para censurar a internet no país: por meio de coerção e da instalação de caixas pretas nos servidores das empresas de telecomunicações.
Tudo começou com o rastreamento de e-mails, em que o governo exige detalhes técnicos das mensagens enviadas pelas empresas que fornecem serviços de Internet e telecomunicações em todo o país, como números de tráfego, especificações de equipamentos e velocidades de conexão.
Seguidamente a isso, as caixas pretas chegaram ao país. Essa tecnologia de censura, instaladas nos sistemas de computador e servidores das empresas de telecomunicações da Rússia fica entre as empresas que fornecem acesso à Internet e as pessoas que navegam na internet através de, por exemplo, um telefone ou laptop. Esse software, conhecido como “inspeção profunda de pacotes”, filtra os dados que trafegam por uma rede da Internet, tornando sites mais lentos ou removendo tudo o que foi programado para bloquear.
Especialistas que não quiseram ser identificados, afirmam que a Rússia está fazendo uso da tecnologia de censura para obter mais influência sobre as empresas ocidentais de Internet, além de outras táticas de braço armado e intimidação legal.
Entretanto, esses cortes ameaçam derrubar a próspera vida digital da Rússia, levando o país a uma forma mais ampla de isolamento semelhante à época da Guerra Fria.