Rússia foca na redução da produção de petróleo para equilibrar cortes com Opep+
Vice-primeiro-ministro anunciou estratégia para distribuir cortes no segundo trimestre
Foto: Pixabay
A Rússia está ajustando sua estratégia no mercado de petróleo, para se concentrar na redução da produção em vez das exportações no segundo trimestre. Alexander Novak, vice-primeiro-ministro russo, revelou que a mudança visa distribuir uniformemente os cortes de produção entre os membros da Opep+.
A Rússia anunciou, no início deste mês, uma redução adicional de 471.000 barris por dia (bpd) na produção e exportação de petróleo para os próximos três meses, alinhada com os esforços de alguns países da Opep+.
Segundo Novak, as empresas petrolíferas russas reduzirão sua produção de acordo com sua parcela na produção total de petróleo do país.
De acordo com apuração da CNN, o plano russo prevê uma redução gradual nos cortes das exportações: em abril, a produção será reduzida em mais 350 mil bpd, com uma diminuição nas exportações de 121 mil bpd. Em maio, os cortes adicionais na produção serão de 400 mil bpd, com uma redução nas exportações de 71 mil bpd. Em junho, todos os cortes extras virão da produção de petróleo.
No primeiro trimestre, a Rússia já havia reduzido suas exportações de petróleo e combustíveis em 500.000 bpd, além dos compromissos anteriores com a Opep+.