Rússia restringe acesso aos sites da BBC e da DW
A limitação é um meio de reforço de controle do governo às informações
Foto: Reprodução
Em meio a tensão da invasão russa à Ucrânia, o país soviético limitou o acesso aos portais de quatro meios de comunicação, incluindo a BBC, em busca de reforço de controle do governo às informações.
A informação foi dada pela agência que regula os meios de comunicação, Roskomnadzor, relatando que o acesso aos sites em russo da BBC e da alemã Deutsche Welle, ao portal independente Meduza e da rádio Svoboda, antena russa da RFE/RL, financiada pelo Congresso americano, foi "limitado" a pedido do Ministério Público.
Em comunicado, a BBC afirmou que "continua o trabalho para que a BBC News esteja disponível na Rússia". "Ter acesso a informações precisas e independentes é um direito humano fundamental que não deve ser negado ao povo russo, onde milhões de pessoas contam com a BBC News", ressaltou.
Segundo a Roskomnadzor, as decisões foram tomadas a partir de pedido do MP em 24 de fevereiro, dia em que começou a invasão russa da Ucrânia.
Nessa sexta-feira (4), ainda era possível acessar os sites da BBC e da Deutsche Welle de forma intermitente. No entanto, alguns textos sobre a guerra na Ucrânia não estavam disponíveis. Já os sites de Meduza e da rádio Svoboda estavam inacessíveis.