Rússia x Ucrânia: invasão pode ser acompanhada pelo Google Maps
Os civis estão utilizando o aplicativo também o aplicativo para encontrar os abrigo antiaéreos mais próximos
Foto: Reprodução/Twitter
O Google Maps, através das informações de trânsito que oferece, está permitindo acompanhar o avanço da invasão russa sobre a Ucrânia. O aplicativo também tem sido usado para que civis encontrem, com mais facilidade, os abrigos antiaéreos mais próximos de sua localização.
O professor especializado em controle de armas do Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury em Monterey, na Califórnia, Jeffrey Lewis, combina os dados do Google Maps com imagens de radar para analisar o movimento das tropas russas. Em entrevista ao Washington Post, ele disse que pôde identificar a invasão horas antes do evento se tornar público.
Lewis e a equipe de pesquisadores também notaram engarrafamentos fora do horário de pico, indicando que civis estavam sendo parados enquanto fugiam das zonas com conflitos em andamento. A equipe também identificou, no mesmo local, uma formação de blindados russos.
Além de Lewis e seus pesquisadores, a Embaixada da Índia, em Kiev, também indicou o uso do Google Maps aos seus estudantes e outros indianos para achar locais protegidos dos ataques aéreos russos.
Apesar do amplo uso nessa guerra, o aplicativo, no entanto, não confirmou se está oferecendo informações para auxiliar os civis no conflito.