Sai ou fica? Leo Prates tem até quinta-feira para definir futuro político
Prates tinha programado sua saída da secretária em Abril mas adiou após pedido do prefeito ACM Neto
Foto: Reprodução
Encerra nessa quinta-feira (4) o prazo para desincompatibilização do cargo para que o atual Secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates (PDT) dispute a prefeitura de Salvador.
Ao Farol da Bahia, o secretário garantiu que a decisão ainda não está tomada e que segue em reunião até a quarta-feira (3) debatendo os possíveis cenários.
Prates tinha programado sua saída da secretária em Abril, no entanto, adiou após pedido do prefeito ACM Neto.
Correndo pelo outro lado, o PDT realizou uma consulta formal ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tentativa de alterar o prazo final com a justificativa da impossibilidade de servidores ligados à saúde serem exonerados do cargo no contexto de crise sanitária, provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Se a Justiça Eleitoral aceitar o pedido, Prates ganha mais um mês de respiro e finaliza a desfiliação no dia 4 de julho.
A data seria um presente para o atual Secretário de Saúde, que encerraria sua passagem após o pico de contágio do novo coronavírus e apresentando registros extremamente positivos de sua atuação.
Fontes do Farol da Bahia garantem que Prates deve manter a candidatura à prefeitura, não aceitando então o cargo de vice de Bruno Reis, pré-candidato de ACM Neto.
Com isso, em um novo possível acordo entre PDT e DEM (as legendas saem em dobradinha esse ano por todo o país), na última semana a Secretaria municipal de Combate à Pobreza, Ana Paula Matos, se filiou ao PDT.
Caberá a ela o posto de vice de Reis no pleito municipal de 2020.