Saiba como a Receita Federal sabe quando alguém sonega o IR
Órgão adota de várias estratégias para identificar inconsistências; entenda como é feito
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
A Receita Federal inicia o recebimento das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024 a partir do próximo dia 15. No total, os contribuintes terão um prazo de dois meses e meio para regularizar sua situação com o Fisco.
Mas, afinal de contas, você sabe como o órgão análise e fiscaliza as informações recebidas, para verificar inconsistências e irregularidades?
Segundo especialistas, a Receita Federal detém inúmeros instrumentos para identificar sonegação de renda pelas pessoas físicas — e um deles é o cruzamento de informações.
A verificação é realizada com base nos dados fornecidos ao Fisco, seja por meio da declaração de uma clínica médica, por exemplo, ou de um cartório responsável pela lavratura de uma escritura de operação imobiliária.
Além disso, as informações relativas à movimentação financeira ou cartões de crédito e débito também são consultadas.
Imposto de renda
Segundo determinação da Receita Federal, os contribuintes brasileiros terão o período entre 15 de março e 31 de maio para submeter a declaração do IRPF de 2024.
Devem realizar a declaração os contribuintes que auferiram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2023, equivalente a aproximadamente dois salários mínimos por mês.