Brasil

Saiba o motivo do feriado de 12 de outubro no país

Data celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

Por Da Redação
Ás

Saiba o motivo do feriado de 12 de outubro no país

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O feriado celebrado neste sábado, 12 de outubro, é dedicado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A história da data é marcada pelo encontro da imagem da Nossa Senhora Aparecida por pescadores no rio Paraíba do Sul, dessa forma, se tornou feriado nacional pela Lei n. 6.802/1980, oficializada em 1980. Antes do acontecimento, em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já tinha marcado essa mesma data como o dia da Virgem Maria, justamente por ser “aniversário” do descobrimento da imagem.
História da Imagem

No rio Paraíba do Sul em 1717, três pescadores acharam em São Paulo uma imagem incompleta de Nossa Senhora da Conceição. Esse momento foi marcado o início de uma profunda devoção popular, que culminou na proclamação de Nossa Senhora Aparecida como a padroeira do Brasil. No mesmo ano, em 12 de outubro, ocorreu no rio Paraíba , em Guaratinguetá (SP) um evento marcante.

Três pescadores depararam-se com uma descoberta que mudaria a história religiosa do Brasil. Após um dia frustrante sem nenhuma captura, um dos pescadores lançou sua rede e, para sua surpresa, retirou dela uma imagem de madeira escura, sem a cabeça. Em seguida, em uma segunda tentativa, encontrou a cabeça da imagem, identificando-a como sendo de Nossa Senhora da Conceição.

A imagem foi encaminhada para casa de um dos pescadores, onde as pessoas começaram a se reunir para rezar e pedir graças. Dessa forma a imagem passou a ser conhecida, se espalhou por todo o Brasil, atraindo fieis de diversas regiões.

A devoção popular cresceu, e em 1745, foi construída uma capela especialmente dedicada à imagem.  Em 8 de setembro de 1904, a imagem foi solenemente coroada. Em 1929, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.