Saiba o que fazer quando alguém te deve dinheiro e não paga
Uma das opções é buscar o Juizado de Causas Especiais com as provas do 'calote' do devedor
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Um levantamento da empresa Boa Vista Serviços apontou que a cada 10 pessoas que fizeram empréstimo no Brasil no primeiro semestre deste ano, sete pegaram o dinheiro com parentes, familiares ou amigos. Ou seja, a maior parte do valor emprestado na economia foi feito entre pessoas conhecidas, na informalidade.
Por ser uma situação não formal e com base na confiança, não há dados sobre a inadimplência desse tipo de negócio. No entanto, assim como ocorre nos bancos, quem empresta dinheiro também sofre com os calotes.
Apesar de parecer que não tem solução, quem empresta dinheiro ou cartão de crédito pode reaver o valor, por meios legais. É necessário enfrentar uma audiência depois de protocolar uma petição para conseguir de volta o valor emprestado. E não há necessidade de um advogado, basta buscar o Juizado de Causas Especiais.
Caso o devedor não pague a dívida, pode ter até 30% do salário penhorado, além de bens, bloqueio de contas, passaporte, CNH e cartões de créditos.
Como se proteger
A melhor opção para se proteger destes eventuais empréstimos é fazer um contrato com o máximo de detalhes possíveis, como valor, prazo e condições de recebimento. É importante deixar um espaço para a assinatura de duas testemunhas.
Outra opção é se proteger por meio de garantias. Ou seja, colocar um bem em garantia do acordo.