• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Saiba quem é o primeiro negro a assumir uma diretoria do BC em quase 60 anos
Brasil

Saiba quem é o primeiro negro a assumir uma diretoria do BC em quase 60 anos

Ailton de Aquino Santos foi auditor-chefe da instituição

Por Da Redação
Ás

Saiba quem é o primeiro negro a assumir uma diretoria do BC em quase 60 anos

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou no início da noite desta terça-feira (4) as indicações de Gabriel Galípolo e de Ailton Aquino para diretorias do Banco Central (BC). Futuro diretor de Política Monetária, Galípolo teve 39 votos a favor e 12 contra. Indicado para a Diretoria de Fiscalização, Aquino recebeu 42 votos a favor e 10 contrários. Nas duas votações houve uma abstenção.

Com a aprovação, Ailton se torna o primeiro negro a assumir uma diretoria do BC em quase 60 anos. Os cargos têm mandatos de quatro anos, com possibilidade de uma recondução por igual período. 

Ele entrará no lugar de Paulo Sérgio Neves de Souza, que foi indicado na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Desde março, Souza ocupa interinamente a diretoria de Fiscalização até a posse do novo diretor. 

Aquino é graduado em ciências contábeis e direito pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e pelo UDF Centro Universitário, respectivamente. Ele também é pós-graduado em ciências contábeis também pela UNEB, e tem especializações em engenharia econômica de negócios, contabilidade internacional e direito público.

Servidor de carreira do BC desde 1998, Ailton Aquino Santos passou por diversos departamentos dentro da instituição, onde chegou a ser auditor-chefe. Tradicionalmente, a Diretoria de Fiscalização é concedida a um servidor do quadro do órgão.

Com mais de 25 anos de casa, ele já ocupou o cargo de chefe dos departamentos de orçamento, execução financeira e contabilidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário