Saiba quem são os ministros do Gabinete de Segurança Institucional, Comunicações e Secretaria de Comunicação
Gonçalves Dias, Juscelino Filho e Paulo Pimenta são os escolhidos para comandar as pastas
Foto: Divulgação/Exército/Câmara dos Deputados
Anunciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Marco Edson Gonçalves Dias, Juscelino Filho e Paulo Pimenta são os novos ministros do Gabinete de Segurança Institucional, Comunicações e Secretaria de Comunicação no novo governo, na respectiva ordem. Saiba mais sobre eles e suas experiências na trajetória política:
Gonçalves Dias
O general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias é o novo comandante do Gabinete de Segurança Institucional do novo governo de Lula. Gonçalves Dias é conhecido como o "general de Lula", já que chefiou a segurança da presidência nos primeiros oito anos que o petista ocupou o cargo.
Durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o então major e tenente-coronel também dirigiu a Coordenadoria de Segurança Institucional, quando foi promovido a general.
O novo ministro entrou para o Exército em 1969, através da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Ele cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 1986 e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército em 1994.
Ele também chegou a ocupar o cargo de Comandante da Sexta Região Militar e a comandar o 19° Batalhão de Infantaria Motorizado.
Juscelino Filho
Natural de São Luís, no Maranhão, José Juscelino dos Santos Rezende Filho, o novo ministro das Comunicações do governo Lula é formado em medicina pelo Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma), especializado em radiologia e diagnóstico por imagem.
Ele foi eleito como deputado federal em 2014, sendo reeleito em 2018 e nas eleições gerais do ano passado. Atualmente, é vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados.
Na Casa Legislativa, ele trabalhou pela aprovação da PEC da Transição, que tirou do teto de gastos recursos para viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil (que voltará a ser chamado de Bolsa Família) de R$ 600, com o acréscimo de R$ 150 por criança de até seis anos, e o reajuste do salário mínimo acima da inflação.
O novo ministro das Comunicações é filho de Juscelino Rezende, que foi prefeito por dois mandatos na cidade maranhense de Vitorino Freire (1997 a 2000 e 2001 a 2004). Seu pai também foi deputado estadual por três mandatos, além de ter sido secretário adjunto do Maranhão no Governo Luiz Rocha.
Paulo Pimenta
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Pimenta, que é natural de Santa Maria (RS), é o novo secretário que vai comandar a Secretaria de Comunicação Social, chamada de Secom.
Ele foi eleito vereador pela sua cidade natal em 1988 e reeleito em 1992. Em 1998, chegou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Ainda na cidade em que nasceu, ele foi vice-prefeito entre os anos de 2000 a 2002, quando se elegeu deputado federal, onde segue até o momento, com cinco mandatos seguidos.
Na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta foi líder do PT entre 2018 e 2020. Durante sua atuação parlamentar, uma das suas iniciativas foi a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para restabelecer a exigência de diploma de jornalista para exercer a profissão. A obrigatoriedade do diploma de jornalista foi derrubada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Na época, o deputado argumentou que era preciso formação técnica para exercer a profissão.