• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Salvador aparece como a capital em que crianças mais necessitam de creche em todo o país
Brasil

Salvador aparece como a capital em que crianças mais necessitam de creche em todo o país

Levantamento aponta que mais de 5 milhões de crianças até os 3 anos precisam de cheche

Por Da Redação
Ás

Salvador aparece como a capital em que crianças mais necessitam de creche em todo o país

Foto: Reprodução/Secretária Municipal de Educação de Salvador

Quase metade de todas as crianças de 0 a 3 anos no Brasil tem necessidade de uma vaga em creche, de acordo com o INC (Índice de Necessidade de Creche), um novo indicador criado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e divulgado pela primeira vez nesta terça-feira (25). 

Das 11.767.885 crianças nessa faixa etária no país, de acordo com as estimativas para 2018 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 46% do total (5.414.989), precisam da creche, seja porque as famílias são pobres, são chefiadas por apenas uma pessoa adulta, ou ainda porque suas mães ou principais responsáveis precisam trabalhar.

Entre as capitais, Salvador aparece em primeiro lugar, onde 63,3% das crianças nessa faixa etária tem necessidade de frequentar uma creche, em seguida aparecem as cidades de Maceió (59%), São Paulo (58,3%), Recife (57,0%) e Manaus (56,9%).

Os dados analisados pelo INC indicam que o peso de cada uma das categorias analisadas pelo pode ser maior ou menor de acordo com a característica do município. No caso da capital baiana, que possuí o maior INC do país, o índice é puxado pra cima por conta de fatores relacionados a pobreza e o número de mães que além de cuidar dos filhos, precisam trabalhar. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.