Salvador deve ultrapassar 90% de ocupação hoteleira neste fim de semana
Alta é impulsionada pelo turismo de negócios e trabalho
Foto: Valter Pontes/Secom PMS
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA) revelam que a rede hoteleira de Salvador teve uma taxa de ocupação de 88,62% nesta semana. A expectativa é que essa ocupação ultrapasse 90% no fim de semana, o que é considerado um marco significativo por especialistas do setor, especialmente a três meses do início da alta temporada
Segundo o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura de Salvador (Secult), Gegê Magalhães, o resultado deste mês de setembro é fruto dos investimentos que estão sendo realizados pela gestão soteropolitana.
“Essa alta na ocupação hoteleira é o reflexo do trabalho que a Prefeitura vem fazendo, fortalecendo sua cultura, infraestrutura e potencializando suas áreas turísticas. Ainda bem, devido à articulação do prefeito Bruno Reis, devemos ter nos próximos dois anos a instalação de pelo menos novos cinco hotéis em nossa cidade”, afirmou.
Turismo de negócios
Um dos principais fatores da alta ocupação dos hotéis em Salvador neste ano é o turismo de negócios e trabalho na alta temporada de 2023, com 99% dos visitantes de origem nacional e 1% internacional. A maioria desses visitantes é do sexo masculino (65,7%), enquanto o público feminino representa 34,3%.
Eles têm uma renda média de R$ 5.526,85, ficam na capital baiana por aproximadamente seis dias e gastam em média R$ 784,01 durante a viagem. Até novembro, estão programados 12 eventos para esse público, com mais de 20 mil participantes previstos no Centro de Convenções Salvador.