Salvador inicia neste domingo a 10ª Conferência Estadual de Saúde

O evento assegura uma coletividade que envolve propostas dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Saúde

Por Osvaldo Marques
Ás

Salvador inicia neste domingo a 10ª Conferência Estadual de Saúde

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde (Sesab) promove neste domingo (7) até a quarta-feira (10), das 7h às 19h, no CECBA, a 10ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia (Conferes), no bairro Costa Azul, em Salvador. Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a conferência tem o  objetivo de cumprir a determinação da Constituição Federal/88 que garante o direito à saúde e o dever do Estado além de assegurar a participação da comunidade, em prol de conquistas para a saúde.

O evento assegura uma coletividade que envolve propostas dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Saúde, através de 417 Conferências Municipais. Os delegados, somados aos ouvintes, totalizam cerca de dois mil participantes. De acordo com o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, o suporte da Sesab para a realização da Conferência é considerado um espaço democrático de construção da política de saúde. “Os representantes são escolhidos entre todos os segmentos da sociedade, representada através de movimentos sociais, representantes de classes e usuários do sistema”, disse.

As propostas oriundas das etapas municipais são apresentadas na Conferência Estadual, quando acontece a votação e escolha daquelas que serão encaminhadas à fase nacional, de onde são extraídas as diretrizes para o planejamento da Política Nacional de Saúde para quatro anos, que vão desde ações para o fortalecimento da imunização e vigilância, passando pela promoção e prevenção da saúde até a capacitação e qualificação dos recursos humanos.

Participam das conferências diversos segmentos sociais, que visa avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário