Salvador: MP solicita o tombamento da Biblioteca dos Barris
Promotora considerou a relevância arquitetônica, histórica e cultural do imóvel para a Bahia
Foto: Reprodução
O Ministério Público estadual solicitou ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac), a abertura do processo de tombamento da Biblioteca Central dos Barris . O pedido foi feito pela coordenadora do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nupac) e promotora de Justiça, Eduvirges Tavares, com o objetivo de garantir a segurança, proteção e preservação do imóvel.
A promotora considerou a relevância arquitetônica, histórica e cultural do imóvel para o Estado da Bahia e para o Brasil, já que a Biblioteca dos Barris, inaugurada em 1811, foi a primeira Biblioteca Pública Central do Estado da Bahia, a primeira Biblioteca Pública do Brasil e também da América Latina, abrigando no seu acervo itens raros.
“A relevância arquitetônica, histórica e cultural do imóvel para a cidade de Salvador e para o Estado da Bahia demonstram a pertinência para aplicação do tombamento como instrumento de proteção legal”, destaca.
O MP recomendou ao Município de Salvador que, dentro de 30 dias, registre na placa que identifica o local com o nome de Alaíde do Feijão seja identificado, em parêntese, o nome “antiga Rua das Laranjeiras”.