Salvador participa de pesquisa para monitorar áreas com alta concentração de calor
Coleta de dados será realizada nesta quinta-feira (23), e abrange Ilha de Maré
Foto: Divulgação
Salvador vai participar de uma pesquisa internacional que vai mapear áreas com altas concentrações de calor, conhecidas como ilhas de calor. A coleta de dados será realizada nesta quinta-feira (23), abrangendo a capital baiana e Ilha de Maré.
O estudo é coordenado pelo pesquisador e professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia, Paulo Zangalli Jr, conta com o apoio da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos e será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal e a Codesal.
Para o levantamento, serão utilizados os sensores de temperatura instalados nos veículos da Codesal para a medição. Os dados coletados serão analisados e disponibilizados em uma plataforma pública para que a população tenha acesso à informação.
Salvador atualmente conta com um mapa de calor baseado em imagens de satélite, mas a nova tecnologia empregada neste levantamento promete uma maior precisão na identificação das áreas mais vulneráveis.