• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Salvador registra 85 interrupções do transporte público devido à insegurança; veja os bairros afetados
Salvador

Salvador registra 85 interrupções do transporte público devido à insegurança; veja os bairros afetados

Ao todo, 15 interrupções geraram 316 horas sem acesso a ônibus

Por Da Redação
Ás

Salvador registra 85 interrupções do transporte público devido à insegurança; veja os bairros afetados

Foto: Reprodução/ TV Bahia

O levantamento Catraca Racial: o impacto da segurança pública na mobilidade urbana da capital da Bahia aponta que Salvador registrou pelo menos 85 interrupções totais ou parciais do serviço de ônibus entre 4 de agosto de 2023 e 15 de agosto de 2024.

Os dados indicam que, dessas interrupções, 19 estavam relacionadas a ações policiais, enquanto em 57 não houve informações sobre as circunstâncias que levaram à suspensão do transporte coletivo. 

Apenas nove casos não apresentaram relação com ações das forças de segurança. Ao todo, 15 dessas interrupções somaram 316 horas sem acesso a ônibus, o que equivale a 13 dias.

O estudo inédito foi produzido por meio de uma parceria entre a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, o Observatório da Mobilidade de Salvador e o Instituto Fogo Cruzado. 

As informações foram coletadas com base em dados da Rede de Observatórios da Segurança e do próprio Instituto Fogo Cruzado, além de informações obtidas junto à Prefeitura de Salvador e ao Sindicato dos Rodoviários.

Impacto da violência nos bairros

Mussurunga foi o bairro mais afetado pela interrupção do transporte coletivo, com 14 ocorrências ao longo do ano. Em maio, o problema foi especialmente grave, deixando os moradores sem ônibus por sete dias consecutivos.

Além de Mussurunga, os bairros Fazenda Coutos e Valéria sofreram 8 interrupções cada; Pernambués, 6; Águas Claras, 5; Nordeste de Amaralina e Engenho Velho da Federação, 4 cada; e Beiru/Tancredo Neves e Mirantes de Periperi, 3 cada. Boa Vista de São Caetano, Santa Cruz, Santa Mônica, Narandiba, Pirajá, Engomadeira e IAPI tiveram duas interrupções cada.

Outros bairros afetados, com um episódio registrado em cada, incluem: Alto das Pombas, Fazenda Grande do Retiro, São Caetano, Conjunto Pirajá, Paripe, Periperi, Capelinha, Castelo Branco, São João do Cabrito/Plataforma, Barragem de Ipitanga, San Martin, Ilha Amarela, Jardim Nova Esperança, Barreiras, Cajazeiras e Arenoso.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.