Salvador registra mais de 90 deslizamentos de terra nesta quarta (27)
Em Pernambuéns, uma pessoa morreu após ficar soterrada
Foto: TV Bahia
Salvador registrou 91 deslizamentos de terra na capital baiana até o início da tarde desta quarta-feira (27), segundo o boletim da Defesa Civil (Codesal). Entre as ocorrências está o deslizamento no bairro de Pernambués, que teve uma morte, duas vítimas resgatadas e duas pessoas que estão sendo procuradas por equipes do Corpo de Bombeiros.
Além destas ocorrências, o órgão já notificou: 31 ameaças de desabamento; uma ameaça de desabamento de Muro, 24 ameaças de deslizamento; 10 desabamentos de muro e 5 desabamentos parciais.
Os bairros que lideram os número de ocorrências em deslizamento são: Liberdade, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e Cajazeiras.
Alerta máximo na capital
Salvador está em alerta máximo por causa da chuva, nesta quarta-feira (27). Segundo informações da Defesa Civil (Codesal), em algumas localidades o acumulado ultrapassou 319 mm, valor quase o triplo do registrado na média histórica de 108 mm.
Entre terça-feira (26) e a manhã desta quarta, as sirenes foram acionadas em cinco localidades: Baixa do Cacau, em São Caetano; Bom Juá; Vila Picasso, na Capelinha; Voluntários da Pátria, no Lobato; e Calabetão.
Os alertas são disparados quando há acumulado de 150 mm de chuvas durante 72 horas e a previsão é de chuva forte a muito forte, nas localidades que abrigam áreas com risco de alagamento e deslizamento de terra. A orientação é que moradores deixem as casas e procurem um local seguro ao ouvir o som.
O Instituto nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo relacionado ao acumulado de chuvas para Salvador, região metropolitana, Feira de Santana e outras cidades próximas.
Leia também:
>Deslizamento de terra deixa um morto e quatro soterrados no bairro de Pernambués, em Salvador
>Deslizamento em Pernambués: mãe e filho são resgatados e levados ao hospital com vida
>Bruno Reis lamenta morte em deslizamento de terra e garante assistência às vítimas
>Jerônimo lamenta morte de jovem após deslizamento de terra em bairro de Salvador