Salvador registra queda no número de roubos a ônibus em 2021, diz SSP
Em números, foram 328 casos a menos que o ano de 2020

Foto: Divulgação/SSP-BA
Pelo quinto ano consecutivo, os dados estatísticos de roubos a ônibus em Salvador registrou queda, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). No ano de 2021, a queda foi de 20,5% comparada ao ano anterior. Em números, foram 328 casos a menos.
Entre 2017, 2018, 2019, 2020 foram formalizados 2.633, 2.046, 1.982 e 1600 assaltos a ônibus, respectivamente. A SSP atribui a queda ao trabalho de repressão e investigação a esse tipo de crime.
“Fazemos uma análise dos dias e horários que acontecem esses crimes. Com base nessas informações, junto com a Operação Septem – que é formada por efetivos das unidades especializadas e independentes com escalas extras - preparamos as ações para intensificarmos o policiamento, principalmente nos locais mais demandados”, explicou o comandante da Operação Gêmeos, major Valdino de Azevedo Silva.
Ainda conforme o balanço, de janeiro a dezembro do ano passado, 228 pessoas envolvidas nos roubos foram presas e 46 adolescentes apreendidos durante as abordagens em pontos de ônibus e dentro dos transportes.
Além disso, 61 armas de fogo, 46 armas brancas e 53 simulacros foram apreendidos pela unidade nesses ambientes.
Alerta Celular
Em maio de 2021 a Secretaria da Segurança Pública lançou o sistema Alerta Celular (alertacelular.ssp.ba.gov.br) com o objetivo de dificultar a revenda de aparelhos roubados e furtados e facilitar a devolução dos objetos para os proprietários. Até o início de dezembro do ano passado, 843 celulares subtraídos em ações criminosos e cadastrados na ferramenta foram recuperados.
Cadastro Alerta Celular
Ao acessar o site alertacelular.ssp.ba.gov.br e fazer o cadastro do IMEI - número que identifica o aparelho, o proprietário vincula o equipamento ao seus dados. O IMEI consta na nota fiscal, na embalagem original do bem e pode ser consultado discando *#06# do próprio aparelho. Com o cadastro realizado, caso o celular seja alvo de criminosos, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta.