Salvador registra redução das manchas de petróleo
Ao todo, 17 praias na Bahia foram afetadas pela tragédia
Foto: Divulgação
A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) registrou desde segunda-feira (4) uma diminuição na quantidade das manchas de óleo na cidade de Salvador. Na segunda, a equipe chegou a recolher 3,2 toneladas dos resíduos.
Segundo a Limpurb, o número vem reduzindo drasticamente desde segunda. Na terça-feira (5) e nesta quarta-feira (6), foram coletados 1,2 toneladas e 840 quilos, respectivamente.
Desde que as manchas surgiram na capital, em outubro, já foram recolhidas 127,8 toneladas de óleo das praias de Salvador. A capital baiana não registrava a chegada de novas manchas desde o dia 18 de outubro, mas o óleo reapareceu no último dia 1º, na praia de Stella Maris, quando foi retirada uma tonelada e 260 quilos do resíduo.
Com a redução das manchas, a Limpurb está trabalhando agora no que eles chamam de "pente-fino", limpando perímetro por perímetro dos fragmentos deixados na areia e nas pedras das praias afetadas.
De acordo com o presidente da Limpurb, Marcus Passos, existem 400 homens trabalhando na força tarefa montada pela Prefeitura.
Ao todo, foram mais de 17 praias da capital baiana que foram afetadas pela tragédia ambiental.
Em comunicado, a empresa afirmou que todo material coletado é pesado e para em seguida ser enviado a um depósito temporário na sede da Limpurb, onde o mesmo será disposto dentro de um contêiner forrado internamente por manta de PVC. Depois deste processo, a Limpurb aguarda até que os órgãos ambientais responsáveis decidam pelo destino final do material.