Salvador sedia evento global voltado para o desenvolvimento sustentável
Festival retorna pelo segundo ano com uma linha do tempo recentemente ampliada, celebrando a ação local e a conexão global através da Economia Donut
Foto: Divulgação
Conhecida mundialmente, a organização global da Donut Economics Action Lab (DEAL) celebrará, entre os dias 6 e 9 de novembro, em vários estados do Brasil, o Dia Donut Global, festival que oferece uma visão econômica mais igualitária e que visa o desenvolvimento sustentável, respeitando os limites planetários.
Na Bahia, Salvador foi a cidade escolhida para sediar o evento que acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro nas modalidades online e presencial, das 9h30 às 17h30. Na capital baiana, o encontro do Dia Donut Global será realizado no prédio do HUB Salvador, localizado na Avenida da França, 393, no bairro do Comércio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site www.sympla.com.br. Fruto de uma parceria, o Hub Salvador abre com este evento uma nova fase de programas de compromisso social com a sustentabilidade.
Como parte da celebração internacional Salvador participa organizando o festival com o objetivo de inspirar a comunidade local sobre as oportunidades de acelerar a transição ecossocial gerando convergência nas ações entre todos os setores da cidade. Na prática, essa transição nada mais é do que um processo que visa a um novo padrão de desenvolvimento que não prejudique a qualidade de vida e a expansão econômica.
Serão dois dias de atividades de inspiração, reflexão e diálogo ativo multissetorial da cidadania engajada de Salvador sobre a construção de uma economia regenerativa para todos, dentro das fronteiras planetárias socioambientais. A programação dos painéis e rodas de conversa vão permitir vivenciar como fazer parte de uma história global de mudança com amostras de ações locais e experiências de múltiplas conexões globais.
“Lançamos este festival da Economia Donut em Salvador devido a crescente demanda de novas alternativas de um futuro sustentável e mais justo para a cidade. Dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas Nações Unidas (ODSs), o ultimo nos parece o mais crítico para poder avançar em todos os outros. Acreditamos que a inovação em governança urbana através de alianças e do fortalecimento da sociedade civil organizada pode acelerar o avanço nestes objetivos”, destacou o cogestor da Donut Brasil, Xavier Veciana.
Confira a programação dos Dias Donut em Salvador
1. DIA 6: CAFÉ DONUT – APRESENTAÇÃO DE CASES INTERNACIONAIS E RODAS DE CONVERSA
(10h00 às 12h00 e das 14h às 16h)
O Café Donut oferecerá um entorno interativo e convivial em base a uma ampla apresentação de ‘cases’ internacionais de mais de 50 cidades do mundo que já estão desenvolvendo iniciativas de mudança nas práticas ambientais e econômicas.
Serão transmitidos, ao vivo, painéis especialmente criados pelo DEAL, grupo que coordena globalmente as iniciativas da Economia Donut, com a participação da própria Kate Raworth. O dia terá também sessões conduzidas por grupos Donut pelo mundo, incluindo o Donut Brasil, que irá liderar um painel apresentando a jornada do grupo até agora, suas iniciativas e desafios, que também contará com os organizadores locais do DDG 2024.
A transmissão dos cases será sucedida por rodas de conversa temáticas onde os participantes vão poder escolher as áreas de maior interesse por intervalos de 30 minutos, com a facilitação da equipe Donut Brasil.
2. DIA 7: EXPLORANDO ALIANÇAS PARA UMA TRANSIÇÃO ECOSSOCIAL
EVENTO 1: Painel “Reposicionar empresas para um desenvolvimento sustentável: ODSs e Economia Donut para Negócios” (9h30 - 12h00)
Exploração e debate com painelistas e participantes do setor de negócios sobre estratégias e sistemas de organização para reposicionar empresas dentro dos limites planetários e sociais. Experimentação prática com a nova ferramenta inspirada na “Ferramenta Economia Donut para Negôcios Ancrados Localmente”. .
EVENTO 2: Roda de Conversa “Ciência e Economia Donut: explorando potenciais de transformação ecossocial” (14h00 - 16h00)
Roda de conversa entre os participantes para aprofundar para debater sobre como uma ciência-cidadã pode se aliar com a sociedade civil e contribuir a acelerar as mudanças ambientais e sociais necessárias. Venha contribuir com ideias e compartilhar experiências para moldar um futuro sustentável para a nossa cidade.
EVENTO 3: Painel “Como a participação da sociedade civil pode favorecer a inovação em políticas públicas” (16h00 - 17h30)
Roda de conversa com movimentos sociais e representantes públicos na promoção de convergência em políticas públicas participativas que aceleram a transição ecossocial.
O que há de novo neste ano
No ano passado, o Dia Donut Global contou com a participação de 26 países, 56 locais, mais de 100 eventos e mais de 4.000 pessoas em um dia. Este ano, o Dia Donut Global será um evento de vários dias para permitir mais flexibilidade e oportunidades para a organização de eventos locais.
O Dia Donut Global começará com um dia de eventos online no dia 6 de novembro. Seguir-se-ão três dias de eventos, de 7 a 9 de novembro, organizados por membros da Comunidade DEAL em todo o mundo, centrados nas ideias da Economia Donut.