• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Salvador teve redução de 40% de demanda nos ônibus de março de 2020 à fevereiro de 2021
Política

Salvador teve redução de 40% de demanda nos ônibus de março de 2020 à fevereiro de 2021

Em Salvador, uma das bacias da Concessionária Salvador Norte (CSN) foi assumida pela prefeitura através de intervenção

Por Da Redação
Ás

Salvador teve redução de 40% de demanda nos ônibus de março de 2020 à fevereiro de 2021

Foto: Divulgação

Salvador teve uma redução de 40% de demanda nos ônibus de março de 2020 à fevereiro de 2021. Os dados foram apontados no boletim da Associação Nacional das Empresas de Transporte Público (NTU).

O mesmo levantamento apontou que a redução da oferta foi de apenas 20%, o que teria causado prejuízo aos empresários.

A quantidade de viagens realizadas por passageiros (demanda) chegou a cair 80% nas primeiras semanas da crise. Em fevereiro deste ano a redução média verificada foi de 40,8%. Ainda segundo a NTU, R$ 11,75 bilhões foi o prejuízo real acumulado pelas operadoras no período de 16/03/2020 até o dia 28/02/2021.

Em todo o país, de janeiro a dezembro/2020, o saldo entre admissões e desligamentos do setor de Transporte Rodoviário de Passageiros foi de -66.057 (considerando todos os postos de trabalho).

Foram 43.039 admissões e 109.096 desligamentos, segundo dados do Painel do Emprego da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Ainda segundo o boletim, com os prejuízos resultantes da redução da demanda, 18 empresas operadoras e 3 consórcios operacionais interromperam a prestação de serviço desde o mês de março/2020.

Em Salvador, uma das bacias da Concessionária Salvador Norte (CSN) foi assumida pela prefeitura através de intervenção. Após nove meses de intervenção o prefeito Bruno Reis rescindiu contrato com a empresa.

A CSN afirmou na ocasião que a decretação da "caducidade do contrato é resultado do desastre que foi a reestruturação do sistema de ônibus da nossa capital". Ainda segundo a declaração, "a omissão do poder concedente em cumprir a sua parte no contrato, por mais de 6 anos consecutivos, levou ao exaurimento financeiro da CSN".

No documento consta ainda que, "a solução proposta pela prefeitura foi uma tentativa se esquivar das suas responsabilidades no período anterior e durante a intervenção". 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário